Antenas: Distância e Direcionamento

Saiba como manusear e organizar o equipamento que faz toda a diferença para a sua transmissão.

 

As antenas direcionais são equipamentos essenciais para uma transmissão de qualidade, já que são responsáveis não apenas pela rejeição de sinal fora do eixo de cobertura, mas também por redirecionar o sinal que elas recebem do seu transmissor. O trabalho realizado por elas interferem de forma direta na sua transmissão, por isso, você deve saber como manuseá-las de forma correta!

Hoje vamos te ensinar como posicioná-las e também trouxemos algumas dicas que vão fazer a diferença na sua transmissão, se liga!

Antenas Direcionais e Omnidirecionais

Falando especificamente de antenas direcionais e omnidirecionais, que proporcionam qualidade e tecnologia, cada modelo tem as suas características e necessidades que devem ser observadas antes de serem posicionadas.

É importante que você saiba como direcioná-las e a qual distância deve colocá-las, para que, assim, elas consigam desempenhar todas as suas funções e entregar a você uma transmissão de qualidade, sem uma interferir no sinal da outra.

Qual a distância correta eu devo considerar para posicioná-la?

Geralmente, as antenas de transmissão precisam estar posicionadas de forma que elas tenham uma distância de mais ou menos ¼ do comprimento da onda em relação a outra. Porém, uma dica que a gente compartilha com vocês é de colocá-las a uma distância de 2 comprimentos de ondas, pois, assim, trazem resultados ainda melhores.

Vale ressaltar que, mesmo cumprindo todo esse distanciamento, não significa que não possa ocorrer uma interação entre elas, já que parte da energia recebida pode ser refletida e causar interferência.

O mais indicado na questão do distanciamento é que se evite o máximo possível colocar muitas antenas no mesmo local, utilize somente a quantidade necessária e saiba escolher a antena de qualidade para o seu tipo de transmissão.

Como devo direcionar a minha antena?

O direcionamento é parte fundamental de todo o processo e pode contribuir ainda mais para o sucesso da sua transmissão. Na Antena Omnidirecional, o seu sinal é captado em um círculo de 360º, sendo assim, ele não pode ser direcionado, pois as antenas não possuem nenhuma rejeição de interferência no local.

Já as antenas direcionais, têm uma rejeição de 50% ou mais, dependendo do local e também possuem um alcance adicional. Neste caso, o ângulo de cobertura é na horizontal, o que, com certeza, deve ser considerado na hora de posicioná-las.

A nossa dica é que, quando for instalá-las, visualize no local um triângulo, de forma que, ao colocá-la, inclua todas as posições que serão necessárias para abranger a sua performance.

 

E aí, esclarecemos as suas dúvidas? O nosso objetivo hoje foi te dar umas dicas que podem te ajudar ainda mais a alcançar e alavancar o sucesso das suas transmissões. E, claro que, para isso acontecer por completo, é necessário que você utilize equipamentos de áudio de qualidade MGA!