Afinal, os Smartphones e Wi-Fi interferem ou não nos equipamentos de áudio sem fio?

Os smartphones estão cada vez mais presentes na vida de qualquer pessoa e o uso dele se popularizou muito durante a última década, sendo um objeto fundamental não só para a vida social, mas também para distintos trabalhos. Esse uso contínuo logicamente também afetou o mundo do áudio, porém trouxe consigo uma dúvida muito pertinente: o aparelho sozinho, ou até mesmo conectado ao Wi-Fi, interfere nos equipamentos de áudio sem fio?

Porém a resposta pode variar conforme a situação, às vezes sim, às vezes não, mas normalmente é não! Por isso, nós vamos te explicar detalhadamente cada situação:

Interferência do Celular

Em geral, nenhum dos modelos de smartphones já inventados interfere nos equipamentos de áudio. Isso porque a maioria dos microfones, usa a banda de transmissão UHF, enquanto a dos celulares utilizam uma frequência bem distante e segura dos microfones. Desta forma, não existe neste momento um celular que compartilhe da mesma banda de transmissão UHF.

Porém, pode acontecer que a interferência saia de uma banda e vá para alguma próxima a do microfone. Mas, mesmo assim, não existem bandas de celulares ativas que estejam próximas o suficiente da UHF para causar interferência.

Interferência Wi-Fi

Neste caso, já existe uma questão diferente. Os dispositivos Wi-Fi, podem sim causar uma interferência com facilidade, porém eles causam apenas em equipamentos que operam na banda de 2,4 GHz. Já nos dispositivos de banda de transmissão UHF usando 470-698 MHz, eles não são afetados negativamente pelo WiFi.

O que acontece é que muitos dispositivos de áudio sem fio, utilizam a banda 2,4 GHz, como por exemplo os microfones Line6, essa é uma banda muito utilizada e considerada até meio lotada. Porém, a maioria das tecnologias que a utilizam, não requerem operação ininterrupta em tempo real, como por exemplo, os microfones sem fio.

Desta forma, os microfones de um ou dois canais funcionam perfeitamente bem, na maioria das vezes. O que pode se tornar problemático é em sistemas multicanal ou onde a utilização de WiFi é intensa.

Por que controlar a interferência do Wi-Fi é complicado?

O sistema Wi-Fi normalmente é utilizado por todos, mas poucas pessoas o controlam. Desta forma não existe uma maneira simples, rápida e prática de ter acesso aos departamentos de TI para desligarem o sinal, para que os verdadeiros donos do sinal parem de o transmitir. Porém mesmo que essa seja uma alternativa que você já tenha tentado, muitos aparelhos funcionam de forma automática, fora do controle direto.

Além do que, o WiFi envia rajadas rápidas de RF que saltam frequências de forma constante e imprevisível, dificultando ainda mais o controle sob a interferência.

E aí, esclarecemos as suas dúvidas sobre a interferência? Hoje a nossa intenção foi te ajudar e falar um pouco mais sobre tecnologias. Aqui na MGA nós estamos sempre pensando em como tornar a sua rotina ainda mais prática, sendo também um local de informações de qualidade!