Afinal, eu posso ou não usar um T BNC para ligar 2 microfones?

Quem aí já ficou na dúvida quando o assunto era usar um equipamento para conectar os seus microfones? Essa questão é uma pergunta muito frequente. E hoje vamos esclarecer a informação de uma vez por todas e te indicar produtos de qualidade para você usar na sua transmissão. Vem com a gente?

DEVO UTILIZAR T BNC PARA 2 MICS?

Definitivamente não! Você não deve utilizar o T BNC (FIG 1) para ligar 2 microfones sem fio! Isso porque os sinais de RF não podem simplesmente ser ligados em paralelo. Esse tipo de ligação além de ser errada, também pode ocasionar um descasamento de impedância e compromete a eficiência do sistema. Uma prática totalmente perigosa!

FIG. 1. Adaptador T BNC macho para 2 BNC fêmea.

Mas oque utilizar então para fazer essa ligação?

Quando é necessário ligar dois microfones sem fio em uma antena ou em um canal de distribuidor, devemos fazer essa ligação com equipamentos específicos que forneçam o casamento de impedância e um bom nível de isolação entre as entradas. Este equipamento é o Splitter (FIG. 2).

FIG. 2. Imagem de um Spliter passivo 2x duas saídas e uma entrada

Porém, é muito importante entender que qualquer tipo de Spliter passivo gera atenuação de sinal! Esse alerta nós encontramos nas especificações técnicas de cada fabricante, descritas como perda por inserção (Insertion Loss) e giram em torno de 3 dB.

Atenção, você também deve observar a impedância do Splitter, que neste caso deve ser de 50 ohms. Veja abaixo alguns exemplos para a utilização destes Splitters (FIG.3):

FIG.3a. Splitter AS 212 ligando 2 receptores de microfone em um par de antenas.

FIG.3b. Splitter AS-212 ligando 6 receptores em conjunto com o distribuidor US-5.

FIG.3c. Splitter AS 212 combinando 4 antenas em dois estúdios.

Alguns modelos de Splitter permitem o uso dos mesmos aparelhos como combinação, porém é importante esclarecer que eles não servem para os in ears.

Uma maneira fácil de identificar os combinadores passivos que servem para eles é observar duas características nas especificações técnicas:

1- geralmente os aparelhos que servem para combinar TX (IN EARS) colocam em suas especificações técnicas o nível máximo de sinal que suportam.
2- o range de frequências que eles abrangem! Os combinadores para TX não costumam ter um range de atuação extenso como os splitters.

Para a região do UHF que é onde atuam quase todos os in ears e os microfones encontramos splitters que funcionam desde 5Mhz até 1 Ghz no mesmo aparelho, já para o uso como combinador estes aparelhos atuam somente na região do UHF ou em grande parte apenas em uma fração desta região.

E aí, esclarecemos as suas dúvidas sobre o T NBC? Aqui na MGA nós estamos sempre pensando em como tornar a sua rotina ainda mais prática, sendo também um local de informações de qualidade!