Afinal, como calcular uma intermodulação?

Hoje, dando sequência ao nosso ranking de dúvidas mais frequentes, vamos falar sobre a intermodulação, um assunto que faz parte da rotina de muitos, mas que ainda gera diversas dúvidas. Vamos lá?

A Intermodulação, basicamente, é o resultado da interação de dois ou mais sinais de RF, de forma que a proximidade ou distanciamento dos transmissores podem intensificar ou amenizar estas interações.

Na figura (FIG 1), veremos um exemplo de intermodulação entre dois sinais.

Figura 1

Como calcular uma intermodulação?

Pegando como exemplo a figura 1, temos intermodulações de 3ª ordem, que podem ser calculadas facilmente:
Intermodulação a esquerda (605,000 + 605,000) – 610,000 = 600,000MHz
Intermodulação a direita (610,000 + 610,000) – 605,000 = 615,000MHz

Porém essa conta pode começar a ficar um pouco mais complexa se tivermos uma quantidade maior de transmissores, se tivéssemos, por exemplo, mais um transmissor, teríamos mais quatro sinais resultantes de intermodulação. Imagine só com 12 microfones!

Nas imagens da (FIG 2), veremos exemplos de sinais resultantes de intermodulação relacionados às distâncias dos transmissores.

Na primeira imagem, os dois transmissores estão ligados lado a lado, a 15 centímetros de distância, e na segunda imagem, eles estão separados a um metro e meio de distância:

Figura 2

Estes exemplos são apenas uma representação gráfica para a compreensão do fenômeno. Na figura 2, você pode observar onde os dois transmissores estão bem próximos, apareceram mais dois sinais de intermodulação, estes são sinais de 5ª ordem, porém não nos trazem maiores problemas.

Dica Especial MGA

Para quem não quer se preocupar com esse cálculo, hoje encontramos no mercado alguns fabricantes de microfones que já calculam as intermodulações geradas pelos transmissores do mesmo modelo. Desta forma, eles criam conjuntos de frequências pré-definidas, onde nenhuma das frequências destinadas ao transmissor será coincidente com os sinais gerados por intermodulação.

E aí, esclarecemos as suas dúvidas sobre a intermodulação? Hoje a nossa intenção foi te ajudar e falar um pouco mais sobre esse sinal. Aqui na MGA nós estamos sempre pensando em como tornar a sua rotina ainda mais prática, sendo também um local de informações de qualidade!